terça-feira, 18 de outubro de 2011

SERVIÇOS OFERTADOS PELO CREAS

SERVIÇO DE PROTEÇÃO E ATENDIMENTO ESPECIALIZADO A FAMÍLIAS E INDIVÍDUOS - PAEFI

Este serviço tem como objetivo apoiar, orientar e acompanhar famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação de direitos. Tem como público alvo famílias e indivíduos que vivenciam violações de direitos por ocorrência de:

ü  Violência física, psicológica e negligência;
ü  Violência sexual: abuso e/ou exploração sexual;
ü  Afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção;
ü  Tráfico de pessoas;
ü  Situação de rua e mendicância;
ü   Abandono;
ü  Vivência de trabalho infantil;
ü  Discriminação em decorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia;
ü  Outras formas de violação de direitos decorrentes de discriminações/ submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição de vida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar;
ü  Descumprimento de condicionalidades do PBF e do Serviço de Fortalecimento de Vínculos.





SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ABORDAGEM SOCIAL 

      Tem por finalidade realizar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras.


   SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSOS (AS) E SUAS FAMÍLIAS

 Tem como objetivo ofertar atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência e idosos (as) com algum grau de dependência, em situação de violações de direitos, tais como: exploração da imagem, isolamento, confinamento, atitudes discriminatórias e preconceituosas no seio da família, falta de cuidados adequados por parte do cuidador, alto grau de estresse do cuidador, desvalorização da potencialidade/ capacidade da pessoa.




SERVIÇO ESPECIALIZADO PARA PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA  

    Serviço ofertado para pessoas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.



     SERVIÇOS DE PROTEÇÃO SOCIAL A ADOLESCENTE EM CUMPRIMENTO DE MEDIDA SÓCIO EDUCATIVA DE LIBERDADE ASSISTIDA- LA E PRESTAÇÃO DE SERVIÇO A COMUNIDADE - PSC

  O Programa tem objetivo, proporcionar o acompanhamento, orientação e apoio sócio familiar ao adolescente em cumprimento de Medida Sócio Educativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade, construindo um projeto de vida que possibilite o rompimento com a prática de delitos e assegure a sua condição de cidadania.






Nenhum comentário:

Postar um comentário